Notícias

Confira abaixo notícias sobre a Mobiltec e o mundo da tecnologia móvel.

Como melhorar o desempenho de dispositivos móveis na sua empresa

O uso inadequado de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) pode acarretar diversos problemas, diminuindo a vida útil dos equipamentos. Problemas de performance como excesso de consumo de memória, bateria, dados e outros, podem comprometer o desempenho de um equipamento bom, que acaba não executando com qualidade os aplicativos empresariais mais relevantes.

Geralmente, os maiores vilões são os aplicativos. O profissional vai até a loja de aplicativos e faz o download de um utilitário, um jogo, tudo aparentemente inocente. Esse aplicativo pode não ser bem desenvolvido e gerar erros que podem comprometer o dispositivo. Além disso, é comum aplicativos ficarem rodando em background (mesmo que seja fechado, ele fica sendo executado em segundo plano, sem que o usuário veja). Isso pode aumentar o consumo de memória, por exemplo. Isso sem falar das ameaças de vírus e malwares.

Para evitar esses e outros problemas, existem diversas soluções que possibilitam gerenciar a instalação e a remoção de aplicativos, de formas diferentes. Geralmente, a gerência de aplicativos ou MAM (mobile application management) faz parte das soluções de gerenciamento de dispositivos móveis ou MDM (mobile device management).

Na Mobiltec, possuímos duas formas diferentes de tratar essa questão:

No M3-MDM, possuímos o launcher, que permite a empresa criar uma interface personalizada, na qual o usuário poderá ver somente os recursos autorizados.

Já no cloud4mobile, por enquanto, está disponível apenas o recurso de bloqueio de instalação ou remoção de aplicativos. Isso quer dizer que o administrador poderá, através do dashboard do sistema, bloquear o aparelho para que o usuário não possa:

a) Instalar novos aplicativos por conta própria;

b) Remover os aplicativos instalados pela empresa.

Assim, é possível controlar o uso de uma forma que aumente a vida útil do equipamento, melhore seu desempenho e contribua para o aumento da produtividade dos colaboradores.

Em breve haverá o conceito de launcher no cloud4mobile também. A diferença principal é que, com um launcher, além do bloqueio de aplicativos é possível bloquear o acesso a funções do dipositivo mesmo, como câmera, auto-falantes, dentre outras.

Claro, a utilização desses recursos depende do dispositivo, pois nem todos liberam acesso às funções necessárias. Assim, a escolha do dispositivo se torna parte essencial da estratégia de segurança adotada pela empresa.

Publicada em 14 de maio de 2015

Contato

Escolha um dos canais abaixo e saiba mais sobre nós.

Mobiltec - Mobilidade em Negócios

contato@mobiltec.com.br

São Paulo - (11) 4152-8439

Porto Alegre - (51) 4061-3021

Trabalhe Conosco

Confira nossas vagas e envie seu currículo.

Quer atuar em uma empresa com foco em desenvolvimento mobile para as plataformas mais populares do mercado?


Faça parte do nosso Time!