Notícias

Confira abaixo notícias sobre a Mobiltec e o mundo da tecnologia móvel.

Homologação da Anatel para produtos de telecomunicações

Recentemente a Anatel informou que iniciará o rastreio para posterior bloqueio de aparelhos de radiofrequência não homologados. Como essa informação tem gerado dúvidas para alguns de nossos clientes, em especial os que utilizam a plataforma Mobiltracker, fomos atrás de mais informações para esclarecer o que é, como funcionará e como isso pode afetar quem utiliza rastreadores veiculares.

Na imprensa, está circulando que durante esse ano será realizado o rastreio e a partir de setembro o bloqueio de modelos de equipamentos não homologados, adquiridos a partir daquela data. Ainda não foi divulgado se ocorrerá bloqueio dos equipamentos já adquiridos.

Na sua página, a Anatel divulgou em nota oficial que o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga), será gerido pelas operadoras de telefonia e está em fase experimental. “Em uma primeira fase, o sistema permitirá a realização de um diagnóstico sobre a regularidade dos aparelhos conectados às redes das prestadoras. A partir desta informação, serão anunciadas as próximas medidas com vistas a assegurar o acesso às redes tão somente de aparelhos regulares.” Neste momento, não há nenhuma definição quanto a prazo de implementação das medidas ou se haverá bloqueio de aparelhos atualmente em funcionamento. Quaisquer medidas a serem adotadas serão objeto de ampla divulgação aos usuários oportunamente.

Segundo a agência, o objetivo dessa ação é, aos poucos, tirar do mercado aparelhos que possam oferecer riscos de qualquer natureza, seja por defeitos de fabricação ou outro motivo. O foco inicial serão os telefones (celulares, fixos e sem fio), controles remotos de alarmes, portões e brinquedos; baterias de celulares, roteadores e modems; microfones, mouses e teclados sem fio.

Sobre os rastreadores, embora não tenham sido citados diretamente são considerados aparelhos de radiofrequência que utilizam chip de celular e, por isso, serão afetados pelo sistema. Por isso, a Anatel divulgou uma cartilha explicativa e um site no qual o consumidor pode conferir se o fabricante/modelo já está homologado.

Quanto a plataforma Mobiltracker, que hoje atende principalmente rastreadores do tipo TK 102, TK 103, TLT e similares, já estão sendo tomadas medidas com o objetivo de suportar outros modelos igualmente populares no mercado.

Link para a cartilha da Anatel: http://goo.gl/MSWc8F

Fonte: Anatel

Publicada em 21 de março de 2014

Contato

Escolha um dos canais abaixo e saiba mais sobre nós.

Mobiltec - Mobilidade em Negócios

contato@mobiltec.com.br

São Paulo - (11) 4152-8439

Porto Alegre - (51) 4061-3021

Trabalhe Conosco

Confira nossas vagas e envie seu currículo.

Quer atuar em uma empresa com foco em desenvolvimento mobile para as plataformas mais populares do mercado?


Faça parte do nosso Time!