Notícias

Confira abaixo notícias sobre a Mobiltec e o mundo da tecnologia móvel.

Por mais mulheres no mercado de TI

Mais um dia internacional das mulheres chegou. Mas ao invés de prestarmos uma simples homenagem pelo que elas representam, resolvemos fazer mais e promover uma reflexão sobre sua inclusão no ambiente profissional. A Mobiltec é uma empresa de desenvolvimento de sistemas, atuante há 13 anos no mercado nacional. Ao longo desses 13 anos, ótimas profissionais passaram por aqui, muitas deixaram sua marca e após foram seguir seus caminhos, trilhando novos rumos.

Hoje, apenas 15% dos profissionais que fazem parte da empresa são mulheres e historicamente, essa média simultânea nunca foi muito diferente. Se formos isolar a área de desenvolvimento, o número é ainda menor. Mas essa ausência feminina vai além da capacidade da empresa de querer contratar. O que ocorre é que a média de currículos femininos recebidos para as áreas técnicas variam entre 5% e 10% do total recebido e por questões matemáticas, o número de candidatas que são aprovadas no processo e aceitam a proposta é igualmente reduzido.

Então, nessa semana da mulher, no ano de 2016 paramos e nos questionamos: por que as mulheres ainda são minoria na TI? Por que sua presença ainda é tão reduzida nos cursos das áreas de ciência da computação, desenvolvimento de sistemas, etc?

Sabemos que nos últimos anos, a presença feminina no mercado de TI em geral vem aumentando consideravelmente. Muitos eventos técnicos, antes predominantemente masculinos, estão se esforçando na busca de mulheres profissionais para atuar como palestrantes, coordenadoras, curadoras de conteúdo ou como participantes. Além disso, grandes empresas já têm a obrigatoriedade de promover a inclusão feminina no ambiente de trabalho, mantendo um quadro de 30% do efetivo. Os benefícios são óbvios: homens e mulheres, embora possuam a mesma capacidade, muitas vezes têm um olhar diferente. Em geral, homens são mais competitivos, mulheres mais colaborativas e essa integração promove um resultado melhor para toda a equipe.

Ainda assim, é preciso destacar que existem fatores sócio-culturais enraizados no comportamento humano que são complexos de mudar. Vivemos em uma sociedade predominantemente machista. Nas áreas em que a presença masculina é massiva, é comum mulheres se sentirem menosprezadas, assediadas e terem sua competência questionada. As que prosperam, em geral, precisam ser firmes e se esforçar em dobro para provar os resultados do seu trabalho. Isso impele muitas a buscarem seu lugar ao sol. Outras, porém, optam por evitar a exposição e o desgaste e muitas vezes desistem de um sonho no qual poderiam se destacar. E é para essas, que nesse 8 de março deixamos essa mensagem: se você quer trabalhar com TI, acredite no seu potencial e não desista. O mundo está mudando não é por acaso. É pela força de mulheres que provaram que somos todos iguais, e que capacidade profissional não tem nada a ver com gênero.

Abaixo, listamos algumas iniciativas voltadas a inclusão da mulher no mercado de TI:

Woman Techmakers: Iniciativa do Google que fomenta a criação de comunidades de mulheres atuantes no mercado de TI para desenvolvimento de ações de capacitação e colaboração. Existem diversos grupos, no Brasil e no exterior. Ao localizar um grupo de interesse, é possível acompanhar e até mesmo se aproximar para fazer parte. Se não há um grupo na região/área de interesse, é possível propor a criação de um.

Maria Lab: MariaLab é um coletivo que surgiu de uma idéia: a grande maioria dos hackerspaces e makerspaces no Brasil e no mundo, embora sejam receptivos com as mulheres, não só têm uma maioria de frequentadores masculina como, por conta disso, acabam por deixar de lado algumas características e necessidades compartilhadas pela maioria das mulheres na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A idéia é abranger todo o tipo de projeto ligado a tecnologia, feito por mulheres!

Mulheres Tech Day: O Mulheres Tech Day é um evento de tecnologia voltado para o público feminino de todas as idades. Apesar de a programação ser pensada para as mulheres, homens são bem-vindos.

PrograMaria: Projeto que incentiva o debate sobre a falta de representatividade feminina no mercado de tecnologia, e leva a discussão para grandes eventos, como Campus Party, maior experiência tecnológica da América Latina.

Esperamos que essas iniciativas possam servir de inspiração para as que almejam e de incentivo para as que já atuam, para que continuem sua busca por mais espaço, valorização e reconhecimento

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Publicada em 08 de março de 2016

Contato

Escolha um dos canais abaixo e saiba mais sobre nós.

Mobiltec - Mobilidade em Negócios

contato@mobiltec.com.br

São Paulo - (11) 4152-8439

Porto Alegre - (51) 4061-3021

Trabalhe Conosco

Confira nossas vagas e envie seu currículo.

Quer atuar em uma empresa com foco em desenvolvimento mobile para as plataformas mais populares do mercado?


Faça parte do nosso Time!