Notícias

Confira abaixo notícias sobre a Mobiltec e o mundo da tecnologia móvel.

Como proteger os smartphones da sua empresa do Pokemon Go

Há poucos dias chegou ao Brasil o fenômeno Pokemon Go, que imediatamente despertou o interesse de milhares de pessoas, de todas as idades. Alguns foram atraídos pela nostalgia, pois foram público do desenho ou dos jogos, durante a infância e adolescência. Outros, simplesmente foram envolvidos pelo efeito viral, desejando apenas conhecer o game do qual tanto se fala. Uma curiosidade natural, em tempos de redes sociais e não seria nenhum problema, se as pessoas o utilizassem apenas seus dispositivos pessoais em horários livres.

Na plataforma Android, o jogo exige requisitos mínimos, como a versão 4.4 do Android, resolução de 720 x 1280 pixels, conexão forte de internet (via 3g, 4g ou wi-fi) e no mínimo 2gb de RAM.

E é exatamente em função desses requisitos, que muitas pessoas acabam caindo na tentação de utilizar o dispositivo fornecido pela empresa para jogar, pois geralmente esse tem características melhores para suportar as aplicações empresariais.

Isso é um problema sério. Observando os requisitos já podemos inferir o quanto de recursos do dispositivo o jogo consome. Pokemon Go, um único aplicativo e lá se vão 115mb de armazenamento (fora o que fica em cache), a bateria é quase drenada enquanto o game estiver rodando, pois ele usa GPS e câmera, além de consumir uma média entre 200 e 500mb por semana de dados, segundo dados divulgados.

Mas como inibir o uso desse e outros aplicativos nos dispositivos da empresa?

Você pode trabalhar na conscientização dos colaboradores, mas uma forma mais simples e automatizada pode ser a adoção de um software de MDM. Com um sistema de mobile device management, é possível inserir o Pokemon Go em uma blacklist de aplicativos proibidos. Geralmente, entram nessa lista apps como Facebook, Candy Crush e outros que, assim como o game, consomem severamente os recursos do dispositivo, comprometendo o desempenho operacional das equipes de campo.

Existe ainda a opção de utilizar um launcher (também conhecido como modo quiosque), que permite manter um ambiente configurado apenas com os aplicativos autorizados pela empresa, bloqueando o dispositivo para que o usuário não possa instalar apps não autorizados. Basta criar um perfil para determinado segmento de equipe (por exemplo, vendedores SP) e incluir a lista do que é permitido ou bloqueado para o aquele grupo específico. Após, realiza-se o enroll dos dispositivos gerenciados e a vinculação desses ao perfil previamente estabelecido. Pronto. As regras serão aplicadas e os dispositivos da sua empresa serão utilizados apenas para o fim ao qual se dedicam.

A Mobiltec conta com duas soluções de gerenciamento de dispositivos móveis que permitem a configuração de listas de aplicativos autorizados/bloqueados. Entre em contato e saiba qual é a mais indicada para o seu negócio.

Leia também: Os desafios de gerenciar o uso de aplicativos nas empresas.

Publicada em 10 de agosto de 2016

Contato

Escolha um dos canais abaixo e saiba mais sobre nós.

Mobiltec - Mobilidade em Negócios

contato@mobiltec.com.br

São Paulo - (11) 4152-8439

Porto Alegre - (51) 4061-3021

Trabalhe Conosco

Confira nossas vagas e envie seu currículo.

Quer atuar em uma empresa com foco em desenvolvimento mobile para as plataformas mais populares do mercado?


Faça parte do nosso Time!