Notícias

Confira abaixo notícias sobre a Mobiltec e o mundo da tecnologia móvel.

Tecnologia controla ruptura e estoque no varejo

Aplicativo para celular capta informações do ponto de venda em tempo real e auxilia na gestão eficiente de trade marketing.

Em tempos de crise, todos os gargalos devem ser tapados com mais rapidez. No varejo, não é diferente. As perdas chegam a R$ 1 bilhão ao ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar). Dentro deste cenário, a ruptura e o estoque virtual estão entre os grandes problemas a serem resolvidos. Com a ajuda da tecnologia, porém, supermercadistas e indústrias têm conseguido adotar ações para corrigir falhas deste tipo de forma mais ágil e assertiva.

Isso porque, quando se tem informações precisas sobre o ponto de venda, fica muito mais fácil saber onde está o foco do problema e, assim, traçar estratégias para solucioná-lo. Por isso, o uso de aplicativos para smartphones e tablets tem se mostrado uma grande arma para evitar perdas no varejo e aprimorar a gestão de trade marketing – já que se tem em mãos dados de estoque, ruptura, volume de vendas, preço e concorrência, tudo em tempo real.

Há três anos no mercado, a Trade Force oferece o aplicativo para mais de cem empresas no Brasil. Em um levantamento recente, a companhia avaliou que, com a solução completa, é possível obter um aumento de até 36% na operação, com um incremento de 4% a 10% nas vendas reais do sell-out (aquelas do PDV para o consumidor final).

O aplicativo impulsiona as vendas porque consegue dar “munição” para os gestores corrigirem o estoque virtual, por exemplo – que atualmente chega ao índice assustador de 18% no varejo. Isso significa dizer que, em um PDV com mil itens, 180 deles aparecem no sistema, mas, na verdade, não estão fisicamente no estoque, seja por motivo de quebra, furto ou até mesmo consumo indevido. Com a ferramenta da Trade Force, o problema é identificado rapidamente, já que os dados podem ser checados online, assim que forem captados e registrados pelo promotor no PDV. Desta maneira, é possível identificar se as mercadorias de determinada marca estão efetivamente no estoque, evitando prejuízos aos fabricantes e aos varejistas.

O mesmo benefício pode ser aplicado com relação à ruptura, que gira em torno de 8% a 10% no varejo. Isso significa dizer que, a cada 100 produtos, aproximadamente dez deles estão em falta na loja. O resultado disso: perda de venda.

Sendo assim, percebe-se o quanto uma informação coletada com rapidez e confiabilidade pode ajudar no gerenciamento das áreas, evitando excesso ou falta de mercadorias, reduzindo rupturas, estoque virtual e perdas em geral, e aumentando o volume de vendas.

E em um cenário de instabilidade econômica como o que estamos vivenciando no Brasil, ter uma gestão eficiente é ainda mais vital para a sobrevivência de mercado, ainda mais em um ramo tão acirrado como o varejo. “Contar com este tipo de tecnologia é, sem dúvida, um diferencial competitivo, para que se possa ganhar mais terreno, principalmente numa situação crítica”, afirma Rodrigo Leão, CEO da Trade Force.

A Trade Force é líder no setor de softwares e serviços para trade marketing no Brasil, e utiliza as soluções de Mobile Device Management da Mobiltec.

Fonte: Assessoria de Comunicação Trade Force

Publicada em 26 de agosto de 2015

Contato

Escolha um dos canais abaixo e saiba mais sobre nós.

Mobiltec - Mobilidade em Negócios

contato@mobiltec.com.br

São Paulo - (11) 4152-8439

Porto Alegre - (51) 4061-3021

Trabalhe Conosco

Confira nossas vagas e envie seu currículo.

Quer atuar em uma empresa com foco em desenvolvimento mobile para as plataformas mais populares do mercado?


Faça parte do nosso Time!